Cada batida do coração é importante para a circulação do sangue no nosso corpo e, claro, manter o seu funcionamento. Mas, em algumas situações, mesmo quando silenciosas, essas batidas também podem nos demonstrar que algo não está bem. Para isso, o exame de eletrocardiograma será capaz de analisar a atividade elétrica do coração e apresentar resultados.
Também conhecido como ECG, o eletrocardiograma é o exame que avalia o ritmo, a quantidade e a velocidade das batidas do coração. Ele é indicado para diagnosticar possíveis problemas cardíacos e também recomendado para check-ups rotineiros, principalmente em mulheres a partir de 55 anos e homens com mais de 45 anos.
Técnicas parecidas com o eletrocardiograma surgiram a partir de 1791, mas, em 1887, com o objetivo de estudar o funcionamento do coração e suas anormalidades, um fisiologista britânico, Augustus Waller, criou o primeiro aparelho de eletrocardiograma com um eletrômetro capilar e eletrodos colocados no peito de um voluntário, segundo informações do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Como é feito o eletrocardiograma
O exame é feito por cardiologistas, é indolor e dura de cinco a 10 minutos. O eletrocardiograma não deve ser feito em pessoas que não conseguem ficar paradas, como portadores de tremores ou Parkinson.
Em uma maca, deitado, é feita a limpeza de toda a pele do paciente com álcool em gel e são fixados alguns contatos metálicos, — eletrodos — que captam cada batida do coração e registram em uma máquina que desenha um gráfico. Por meio destes dados, o especialista avalia possíveis complicações e defeitos cardíacos.
Os resultados do eletrocardiograma poderão ser normais e anormais. Se desenho do traço for normal ou o coração bater de 60 a 100 batidas por minuto (bpm), os batimentos estão no ritmo regular. Porém deverá ser observado se o coração está em um ritmo lento (abaixo de 60 bpm) ou rápido (acima de 100 bpm) e, se o desenho do traço não for normal, pode haver alguma anormalidade nos batimentos
O que o eletrocardiograma poderá identificar?
O eletrocardiograma é um dos principais exames para identificar anomalias nos batimentos do coração e doenças cardíacas silenciosas como:
- Arritmia cardíaca;
- Pneumotórax;
- Derrame pericárdico;
- Infarto agudo do miocárdio;
- Parada cardíaca;
- Taquicardia (batimentos acelerados);
- Inflamação das paredes do coração;
- Bradicardia (batimentos lentos);
- Sopro cardíaco;
- Doença de Chagas;
- Doença arterial coronariana;
- Hipertrofia das câmaras cardíacas;
- Pericardite.
Consulte um cardiologista para obter mais informações sobre o procedimento. Esteja atento aos sinais que seu coração lhe transmite, pois ele é a chave para manter a funcionalidade de seu corpo.
Saiba mais sobre a MEDCO.
A MEDCO. está localizada no Jardim Botânico, em Brasília (DF), estratégia para oferecer aos moradores da região e arredores uma opção em assistência médica humanizada e de qualidade. Para isso, a clínica realiza consultas em diversas especialidades médicas, como cardiologista, dermatologista, oftalmologia, pediatria, ortopedista, urologista, pediatria, medicina do trabalho, entre outros. Também oferece exames de ecografia, raios X, eletrocardiograma e mamografia. Todos os procedimentos são particulares ou com convênios médicos.